quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Tecnologia na educação

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: REFLEXÕES BÁSICAS
A tecnologia hoje está presente cotidianamente na vida do ser humano. Não há como pensar a vida hoje sem a tecnologia e sua forte influência nas atividades fundamentais do dia a dia: telefone, caixa eletrônico, internet, etc.
Quando a tecnologia através do computador deu seu 'bum” no Brasil ( década de 80), houve uma preocupação no âmbito educacional em relação a substituição do professor pelo computador . Mas hoje está comprovado , apesar da alta tecnologia, que isso é impossível pois a máquina não produz afetividade, fator imprescindível no processo de ensino e aprendizagem.
Apesar da constante revolução tecnológica do mundo moderno, no Brasil esta tecnologia ainda se encontra retraída nas escolas, pois não há uma democratização da tecnologia no sistema educacional.
O ideal na escola não é apenas oferecer o acesso ao mundo digital e a dominação do computador,mas desenvolver no aluno habilidades através dos recursos tecnológicos, habilidades estas que o sujeito utilizará em sua vida.
Na perspectiva pedagógica, é preciso que haja o processo de meta-reflexão, o qual possibilita a liberação da consciência oprimida, e é justamente esse processo que permite ao homem transcender o seu ambiente.
A massificação e a padronização dos métodos e aprendizagens não é bom para a atividade com computadores na escola, pois poderá mecanizar o processo de aprendizagem, anulando a autonomia e cooperação entre os aprendizes.
É possível, com o auxílio da tecnologia,
conceber uma outra realidade educacional, mas é importante ressaltar que a mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem explorados, o papel maior continua sendo do motivador da aprendizagem, ou seja, o professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário