sexta-feira, 3 de junho de 2011

DESAFIO DA LINGUAGEM NO SEC. XXI

Pedro Demo é um grande escritor e educador brasileiro e em suas obras apresenta uma análise profunda e rica em reflexões acerca dos grandes desafios da educação brasileira.
Em entrevista sobre os desafios da linguagem no séc. XXI, Demo coloca a dificuldade da escola em implementar um currículo efetivamente voltado a era e inclusão digital , destacando que a escola, da maneira que compõe hoje sua grade curricular ( fechada e muitas vezes inflexível) torna-se desinteressante para uma geração de alunos que nascem e crescem em constante relação com a internet, jogos e a mídia em geral. A escola deve compreender que os alunos do século XXI possuem uma linguagem diferenciada e que pode ser aproveitada e aperfeiçoada pela instituição de ensino. Claro que não podemos descartar também a parcela de obrigação do governo, pois uma boa parte das escolas brasileiras não possui laboratórios de informática, não há acesso a internet e o método de ensino fica empobrecido, sem falar da falta de capacitação do professores em manusear as novidades midiáticas do mundo atual.
Pedro Demo destaca também que a inclusão digital na escola não significa descartar o texto impresso, a leitura de livros e outros recursos que a escola já possui, mas sim enriquecer a metodologia com esse novo aparato tão presente e dinâmico no mundo atual.


Juliana Foschiani

“ Não há saber mais ou saber menos; há saberes diferentes”. ( Paulo Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário